26 de novembro de 2012 •

Conhecendo ~ Thayane Gaspar ~ Série Autores Nacionais

Oie gente!!!

Hoje vamos para o segundo post da série #AutorNacionalÉTudodeBom


E hoje vamos conhecer a autora do livro Princesa de Gelo, a fofa Thayane Gaspar!


Nome: Thayane Gaspar Jorge
Data de Nascimento: 22/10/92
Autores favoritos: Fabrício Carpinejar e Ethan Hawke.










"Comecei a escrever na época em que deveria estar rompendo meus relacionamento com os brinquedos. Naquela época eu lembro de ter lido um livro infantil chamado “E eu com isso?” Foi um livro que disseram ser adequado para a minha idade mas não saciou nem um pouco a minha sede por literatura.
O primeiro conto que escrevi tinha o nome de ” O Sol e a Lua”, tinha três páginas e contava o namoro secreto entre eles, e da angústia de nunca se encontrarem, e de como eles ficavam felizes durante os raros eclipses, pois era neles em que se encontravam e se amavam. O conto era um romance. Sempre fui fascinada por romances ainda mais aqueles em que o casal não fica junto no final.
O livro que me despertou a carreira de autora foi “Estrelas Tortas” de Walcyr Carrasco, o qual estreou a minha estante e eu decorei o final.
Quis ser compositora quando criança, mas descobri desde cedo que fui feita para ser lida e não ouvida.
Então aos 14 anos eu tive a coragem de deixarem me ler. Eu costumava a dizer que existia uma voz na minha cabeça recitando palavras e me pedindo que as embaralhassem de forma elegante numa folha de papel, mas eu nunca tinha tempo para ouvi-la. Então eu vesti uma página atrás da roupa com as palavras mais finas que eu conhecia. Assustei-me ao perceber que acabava de ter produzido o que poderia um dia ser um livro, foi então que eu percebi que a voz na minha cabeça era a minha própria voz.
Gosto de escrever ao ar livre e “tentar” escrever dentro de ônibus, eu preciso conversar com ambiente e plagiar sua rotina."

O Livro da Thayane é o Princesa de Gelo, falei sobre ele aqui no blog esses dias (clica aqui \o/).




Título: Princesa de gelo
Autora: Thayane Gaspar
Editora: MODO
Linha Literária: Romance
Sinopse: Ela fugia do amor como algo necessário à sua sobrevivência…”Alessa não tinha um coração! Acredite, é verdade! Até nos momentos em que a adrenalina prevaleceu em seu sangue fazendo-o trabalhar mais rápido, ela o negou; deveria ouvi-lo bater ou ao menos senti-lo, mas era como se seu coração não fizesse mais nada além de pulsar o sangue para que o corpo, ligado a uma alma mórbida, continuasse respirando.
Feitiço. Magia. Encanto. Poções. Bruxaria??? – Não! Apenas um coração e sua simplória maldição.



Vamos ver a entrevista que a Thayane cedeu ao blog?



AQC: Quando começou a sua paixão pela escrita?
TG: Tento me esquivar de perguntas assim, pois eu comecei desde que aprendi a escrever. Escrevia versos, letras de músicas, e até contos. Mas podemos entender que aos  10 anos aconteceu um marco definitivo em relação à escrita, pois escrevi um conto sobre um romance secreto entre o sol e a lua, e a partir daí comecei a ver romance em tudo.

AQC: Se você não fosse escritora, o que seria?
TG: Seria uma advogada frustrada, com certeza.

AQC: De onde vem suas principais inspirações para escrever?
TG: Elas vêm de todo lugar, pode ser de uma cena que eu vi num filme, ou uma frase que eu li, ou uma música. Inspiração é uma voz que fica na minha cabeça me implorando para escrever palavras, e eu sempre cedo a esse pedido.

AQC: Em seu livro, há personagens inspirados em pessoas que fazem parte da sua vida? Se sim, cite algum.
TG: Não posso dizer que não, Alessa (personagem principal) foi feita por mim, e alguma coisa da autora ela deve carregar. Quando as pessoas da minha família leram o livro, identificaram-se com ela, e alguns dizem que eu me inspirei neles para escrever. Mas eu acredito que Alessa é uma personagem forte e caótica demais para ser inspirada na realidade. Já o Eric é aquela pessoa que só vê bondade em tudo, e às vezes me lembra a minha irmã Thassia.

AQC: Como tem sido a recepção do público com seu livro?
TG: Está sendo ótima, tem leitores que gostaram tanto da obra que não me permitem e não querem que eu me abale com as críticas negativa, eu obedeço. Contudo, pensando na trama do livro e toda polêmica que ela gera, até que Alessa e eu estamos nos saindo bem!

AQC: Está trabalhando em algum outro projeto atualmente?
TG: Sim, estou terminando um livro de ficção científica e começando um romance mais maduro. Espero que sejam publicados em breve!

AQC: Quais são seus autores favoritos?
TG: Fabrício Carpinejar, Ethan Hawke, Mitch Albom, Machado de Assis e José de Alencar.

AQC: O que você diria para o pessoal que está começando agora?
TG: O caminho é longo, mas a recompensa é indescritível. Nós vamos sofrer no meio do processo, porque o caminho até a publicação é um livro de aventura, e vale à pena  chegar até a página final.

AQC: Agora um rápido quiz.

Um filme: Sabrina
Um livro: As cinco pessoas que você encontra no céu
Uma série: American Next Top Model
Uma música: La vie em Rose, Edith Piaf.
Uma frase: “ A vida é afundar ou nadar.”

AQC: Algum recado para o pessoal?
TG: Recebam com carinho os autores que estão começando. O começo não significa que o talento está firme, apenas indica que ainda vamos florescer mas que a vocação está definida.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...