25 de novembro de 2012 •

Conhecendo ~ Tamara Ramos ~ Série Autores Nacionais

Oie gente!!!


Hoje eu dou início a uma série de posts chamada #AutorNacionalÉTudodeBom. (e é mesmo!)


Não é surpresa para ninguém que a literatura nacionais vem crescendo mais e mais a cada dia que passa! Hoje encontramos os mais diversos tipos de livros nacionais, desde os de auto-ajuda até os de literatura fantástica, e se me permitem dizer, tem muita, mas muita coisa boa por ai!
Quando eu decidi trazer o foco do blog para o universo literário, foi porque eu queria que as pessoas tivessem o prazer de conhecer os livros, de descobrir-se e permitir-se na literatura, de amar mais as palavras que tanto me fazem viajar, e não dá para fazer isso sem falar dessas maravilhosas pessoas que dedicam seu tempo a criar mundos e universos, estórias e aventuras pelas quais eu vivo me apaixonando.
É por isso que decidi criar essa série no blog, porque o Brasil tem autores maravilhosos e precisamos conhecer cada um deles, por isso eu vou apresentar para vocês alguns dos nossos melhores autores nacionais. (yay)

E para começar, vamos conhecer um pouco mais sobre a autora Tamara Ramos.


Nascida em 1977, em Santos, cidade litorânea brasileira com grande efervescência cultural, Tamara Ramos dedica-se ao estudo das obras literárias nacionais e internacionais desde a adolescência. 
Formada em fotografia, a autora valorizou sempre a busca pela estética tanto em seu trabalho visual como em sua obra literária. 
Bacharel em Direito, a autora também é criadora e responsável pelo projeto “Formando Poetas” onde ensinou a língua portuguesa e a paixão pela leitura por meio da poesia. O projeto foi desenvolvido para dar apoio às crianças carentes e com deficiência de aprendizagem. 

Em 2007 lançou o blog “E eu que era tudo ou nada ao meio-dia” que tem surpreendido a autora devido ao grande número de acessos. Em pouco tempo o blog recebeu mais de trinta mil visitas tendo sido indicado por  três vezes consecutivas, em 2010 ,2011 e 2012, ao TOPBLOG, que seleciona os melhores blogs do Brasil. Em 2008 participou do livro de coletâneas de poesias e contos: ANTOLOGIA DELICATTA III, lançado na XX Bienal do Livro em São Paulo, com dois poemas de sua autoria. 
Em 2011 mudou-se para Portugal onde se dedicou à escrita de “short stories”, inspiradas pelos grandes autores do teatro e literatura como Alan Bennett, Milan Kundera e Yourcenar. 
Em 2012, a autora tem viajado o Brasil divulgando o livro “Um Neurótico no Divã” e  ministrando Oficinas de Escrita Criativa para  todos os amantes das palavras e da literatura. 

A Tamara é experiente, está na estrada de autora já há algum tempo, o que é muito bom, pois pelo que andei lendo por ai, escrita dela é maravilhosa.


Um neurótico no divã é uma comédia filosófica que trata do tema da loucura com humor e profundidade. Alberto é um paciente esquizofrênico que faz sessões de análise com Doutor Mateus Mika e leva seu médico a repensar o conceito da sanidade mental, bem como as escolhas que fez na sua própria vida. Alberto e seu grupo de amigos excêntricos, como o austríaco Henrik e o poeta carioca Garcia, levantam questões polêmicas sobre as dificuldades dos relacionamentos humanos, dos casamentos, da busca pela realização pessoal e da dificuldade em manter-se são diante das adversidades da vida. O livro é baseado nas teorias anarquistas dos psicanalistas Wilheim Reich e Roberto Freire, bem como pela teoria da sexualidade de Freud e pela teoria da individuação de Jung. A obra também se baseia em pesquisa de campo feita nos hospitais psiquiátricos europeus. O texto é desenvolvido com muitos diálogos e foi pensado para ser adaptado aos palcos. A profundidade do tema é amenizada pelo humor presente em todos os momentos do diálogo. Um livro que prende a atenção do início ao fim e leva o leitor a refletir sobre a felicidade, a sanidade e as oportunidades de mudança de vida que estão ao alcance de todos nós.    

Só para vocês terem ideia, esse foi o romance de estreia da autora, e o livro “Um neurótico no divã”, foi vencedor do Prêmio Anchieta Arte e Cultura em 2012! Bom não é?
A Editora Modo vai lançar em 2013 um outro livro da autora, o "Fiona e o Jardim Secreto", que foi considerado melhor do que Alice no País das Maravilhas por leitores críticos portugueses e brasileiros.


É gente, Tamara veio para ficar e nos deliciar com sua escrita!!
Vamos agora a uma pequena entrevista que tive o prazer de fazer com a autora!



AQC: Quando começou a sua paixão pela escrita?
TR: Minha paixão pela escrita é consequência da minha paixão pela leitura.  Havia uma biblioteca enorme na minha casa quando eu era pequena e meus pais costumavam ler para nós – meu irmão e eu–  todo tipo de história. Mas comecei a produzir meus próprios textos somente aos 15 anos. No início de minha jornada literária escrevia apenas poesias e contos curtos. Os romances vieram mais tarde.   

AQC: Se você não fosse escritora, o que seria?
TR: Psicanalista.

AQC: De onde vem suas principais inspirações para escrever?
TR: Nossa, essa é complexa! A inspiração vem da vida, das coisas que vejo, das minhas viagens, dos livros que leio. Às vezes um simples documentário na TV me desperta a vontade de pesquisar melhor um assunto e aquilo acaba  virando livro! E quando estou muito interessada em algum tema mergulho de cabeça em pesquisas extensas, o que acaba gerando muito material para novas histórias. 

AQC: Em seu livro, há personagens inspirados em pessoas que fazem parte da sua vida? Se sim, cite algum.
TR: Sim, sempre há alguém ou alguma situação pessoal que me inspira. Mas acho que no fundo os personagens são todos partes de mim mesma.  Se você ler o livro Um Neurótico no Divã vai encontrar um pouco de mim em todos os personagens através de suas questões e seus anseios. Eu costumo desabafar meus próprios conflitos no texto, é como se o livro fosse uma tentativa de organizar minhas ideias e resolver meus próprios problemas.  

AQC: Como tem sido a recepção do público com seu livro?
TR: Fantástica! Eu fiquei muito surpresa com a recepção desse livro (Um Neurótico no Divã) e nunca pensei que fosse fazer tanto sucesso! A obra tem sido comparada aos textos dos grandes escritores russos como Nikolai Gógol e Dostoievsky.  E tem recebido críticas maravilhosas de psiquiatras e psicanalistas renomados como a Dra. Carmem  Dametto. Apesar de ser uma comédia e causar muito riso, Um Neurótico no Divã é uma obra  complexa fruto de quase 3 anos de estudos psicanalíticos. 

AQC: Quais são seus autores favoritos?
TR: Difícil essa! Eu leio muito e gosto de muita coisa, mas vamos lá: Alan Bennett, Marguerite Yourcenar, Milan Kundera , Gabriel Garcia Marques, Marie Louise Von Franz, Oscar Wilde, Shakespeare, Chico Buarque e Irvin D. Yalom.

AQC: O que você diria para o pessoal que está começando agora?
TR: Em primeiro lugar deve ter senso crítico para avaliar o próprio talento e o potencial da obra que produziu. Sugiro que submetam seus textos à leitura crítica de pessoas que não conhecem para obter uma avaliação imparcial. Depois creio que a melhor forma de conseguir uma editora é por meio de um agente literário. O agente vai te orientar em tudo, desde a qualidade do seu texto até a formulação de sinopses e material de apresentação para as editoras. E depois: PACIÊNCIA!  Essa palavra é muito importante, tenha paciência porque tudo acontece lentamente nesse universo literário. E determinação. Apenas quem estiver muito focado e determinado a vencer, vai chegar lá.  

ACQ: Agora um rápido quiz.

Um filme: Volver (Almodóvar)
Um livro: Cem Anos de Solidão (Gabriel Garcia Marques)
Uma série: Sex and the city  (não assisto a séries, mas essa era ótima!)
Uma música: Sinnerman (Nina Simone)
Uma frase: “Quando você segue sua lenda pessoal, o Universo inteiro conspira a favor”


AQC: Algum recado para o pessoal?
TR: Para quem está iniciando uma boa dica é ficar de olho nos concursos literários  que há no país inteiro. Há sites especializados nisso que fornecem listas de todos os editais de concursos do ano inteiro para que possamos participar. Eu participo de tudo, porque é uma ótima oportunidade de estar produzindo novos textos e me aprimorando. No final do ano fico  feliz ao ver o tamanho da minha produção literária graças ao incentivo desses concursos!   

E se isso não foi o suficiente, clica nos links da autora e conheça mais sobre ela e seus livros.


Blog: www.tamara-ramos.blogspot.com
Twitter - @TamaraRamos
Fan page pessoal: https://www.facebook.com/#!/pages/Tamara-Ramos/413124222043649
Fan page de FIONA E O JARDIM SECRETO: https://www.facebook.com/#!/fionaeojardimsecreto 

Bom, é isso! Esse foi o primeiro post da nossa série sobre autores nacionais, e eu espero que vocês tenham gostado tanto quanto eu gostei de conhecer um pouco mais dessa autora maravilhosa!
Um grande abraço pra Tamara e pra vocês!
Beijos


PS: Eu criei uma entrevista padrão para os autores, então não estranhem nos próximos posts ok? Bjus!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...