5 de março de 2012 •

Maneiras de incentivar a leitura

Em um mundo rodeado por tecnologia, onde filmes são lançados a cada semana, video games cheios de atrativos e internet fácil, quem quer ler?
Já ouvi muitos dizendo que preferem ver o filme do que perder tempo lendo um livro, e fico realmente triste quando escuto esse tipo de coisa porque, ler é simplesmente maravilhoso, você ter a oportunidade de entrar em um mundo a partir das palavras é algo realmente mágico!
E nem vou mencionar o fato de que quem lê, tem uma melhor imaginação, um melhor vocabulário e escrita e na boa, é mais feliz!
Mas eu tenho que confessar, eu descobri tarde demais esse mundo maravilhoso, o primeiro livro que li e gostei mesmo foi O Poderoso Chefão, quando eu já tinha 20 anos! Quanto tempo eu perdi...
Mas pelo menos eu aprendi a minha lição, e faço de tudo para que os meus filhos e as pessoas ao meu redor possam se aventurar no mundo dos livros, e há várias maneiras, pequenas coisas que podemos fazer para incentivar o hábito da leitura naquelesque nos rodeiam, como por exemplo...
Dar livros de presente para os nossos filhos
Ler uma história para eles antes de dormir
Dar revistinha em quadrinhos (porque sim, também é leitura!)
Para quem é professor, que tal entrar em sala com um livro na mão, e ocasionalmente, falar sobre eles pros seus alunos?
Ou quem sabe concidar aquele blogueiro literário que você conhece?
Quem sabe, montar uma peça com os alunos sobre determinado livro, ou talvez uma história em quadrinhos!
Incentive as pessoas a ler, a escrever seus pensamentos.
Dê aquele livro de receitas para algum amigo que goste de cozinhar...
Enfim... Há muito o que podemos fazer, coisas simples que podem fazer a diferença!
Mas claro, não esqueçam que temos que dar o exemplo, não adianta nada gritar pra meio mundo que ler é divertido e nunca ser visto com um livro na mão!
Bom... é isso! Espero que tenham gostado do post e que possam disseminar o vício da leitura no maior número de pessoas o possível!
Beijos
Ka

3 comentários:

Fernanda Souza disse...

Eu tive incentivo a leitura desde cedo.
Porém em uma fase negra da minha adolescência, eu abandonei os livros e como me arrependo de não ter me refugiado neles.
Meu filho tem todo o incentivo possível (basta ver minhas resenhas sobre livros infantis para entender, rs) e já é um viciado em livros.
Adorei o post Ka.

Beijos
Leitora Incomum

Ka Alencar disse...

Eu também me arrependo demais de não ter começado a ler mais cedo.
Aqui em casa a leitura é básica, até a minha menina de 2 anos as vezes pega uma revistinha e vai "ler". (o que vc jura que ela está fazendo de verdade porque ela dá cada gargalhada.. rsrs)
Acho que é um efeito em cascata... o mais novo vê o mais velho lendo e se divertindo, e vai imitando. E assim vamos cultivando o hábito da leitura.
Bjus Fe
Obrigada pela visita!

Lilian Sinfronio disse...

A primeira lembrança de estimulo a ler foi de um professor, há muitooooos anos atras =]

Graças que tive muitos estímulos - não necessariamente dentro de casa, mas sim, minha mãe estimulou - e lembro do quanto me diverti com um livro chamado "A Lingua de Eulalia", que minha profa me "obrigou" a ler, mas que tive até uns 3 anos atras.

Acredito que quanto mais estimulo na infancia, melhor. Vamos adotar uma criança, dar quantos livros ela puder ler... e o mundo será melhor ^^

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...