9 de abril de 2012 •

Nova Coluna ~ #ProntoFalei ~ Jogos Vorazes ~ Livro e Filme

Oie gente!!

Hoje trago para vocês uma nova coluna, a #ProntoFalei.
E o que vai ter por aqui? Bem, eu explico.
Basicamente a minha opinião sobre algo, seja esse algo relevante ou não. rsrs
Vou tentar pegar assuntos que vejo por ai nas redes sociais, e que às vezes geram algumas brigas. Como por exemplo o assunto de hoje, o filme Jogos Vorazes em comparação com o livro. Vejo que alguns acham uma coisa, outros acham outra coisa e bem, estou aqui pra dizer o que EU acho! Então vamos la.

ATENÇÃO, ESSA POSTAGEM CONTÉM DIVERSOS SPOILERS SOBRE O LIVRO E FILME JOGOS VORAZES


E eis que finalmente eu consigo assistir o bendito do filme, obrigada Cinemais!
É complicado falar sobre um filme baseado em livro, principalmente um livro com tamanho sucesso como o Jogos Vorazes, porque por mais que se tente, não fica igual. E olha que os diretores sempre tentam.
No caso do filme em questão, eu acho que eles reproduziram muito bem o livro. Claro, sempre fica uma pequena falha ou outra, mas é preciso aceitar que não dá pra reproduzir tudo. O problema, ao meu ver, é que eles focaram tanto o livro que o filme ficou confuso pra quem não conhece a saga. O meu esposo assistiu comigo, e eu tinha que ficar explicando algumas coisas, como por exemplo a época, eles falharam em localizar o filme em um espaço/tempo.
Simplesmente começa na entrevista, com um pessoal bem vestido e meio estranho, depois segue pra um lugar cheio de pobreza e pessoas simples. Como assim? Faltou uma contextualização ali, algumas letrinhas a mais no ínicio, sei lá, mas eles tinham que ter explicado o que estava contecendo. Outra coisa que senti falta foram das visitas. Acho sim que tinha que ter passado a visita do pai do Peeta, e principalmente, a Madge. Acho que era importantíssimo ter sido a Madge a dar o broche do tordo para a Katniss, e eu vou me explicar.

O Tordo em si já é "mal visto" pelo Capitol, é algo que eles não esperavam nascer, algo sobre o que eles não tinham controle, e esse broche vir da filha do prefeito, acho que era essencial, um ato de rebelião.
A escolha do ator para o Presidente Snow foi uma decepção pessoal, porque eu o imaginava parecido com o Obama, depois até procurei no livro se ela não mencionava algo que me tivesse feito pensar assim, mas só olhei por alto e não encontrei, vou ter que ler novamente os três livros pra ver... rs
Não me leve a mal, o ator é maravilhoso e interpretou muito bem o papel, foi mais uma coisa minha mesmo.. rs
O último problema que vi com o filme foi o tempo dedicado aos jogos em si, achei muito pouco! Por mim teria tido um pouco mais dos jogos e menos no Capitol.

Para terminar, a melhor cena pra mim foi essa:


 o Haymitch aprovando o que a Katniss fez na sessão privada com os Game Makers, foi ótimo!! rsrs
A cena da colheita também foi muito emocionante, mas essa do Haymitch foi a melhor! rs

Bom, é isso.
Eu espero que todos compreendam que o que eu escrevi aqui é a minha opinião, e eu tenho o direito de expressá-la, assim como todos vocês. Vocês não são obrigados a concordar comigo, mas peço, por favor, que não sejam grosseiros em seus comentários. (falo isso porque quase apanhei esses dias de alguém só pq falei que não tinha gostado do Snow =S )
Enfim, comentários são bem vindos.
Espero que gostem
beijos
Ka

6 comentários:

Fernando Turozi disse...

Wooow, Ka]h ! Adorei a ideia !! Não vou ler o post completo, por que não assisti o filme, e minha expectativas são altas, então é melhor evitar.. mas assim que eu assistir, venho correndo aqui pra comentar de novo !! á li o livro, então a vontade de ler o #ProntoFalei é maior ainda :X
Mas voilto a dizer, a ideia é sensacional ! É muito bom ter uma discussão, (saudável é claro) sobre esse grande dilema dos livros x filmes.. isso acontece muito comigo que sou fã de HP ! Por exemplo, eu acho que a adaptação de Percy Jackson não foi boa, mas isso deve ser ao fato de eu não ter gostado taaaanto assim dos livros, mas com HP foi o contrário.. adorei tanto os filmes quanto os livros. Mas enfim, acho que isso é uma questão de opinião e gosto ! Mas vai ser ÓTIMO ler o que você sentiu, saber a sua opinião \o/
Ansioso pelo próximo :)

Fernando Turozi | Nerd Literário

http://nerdliterario.blogspot.com/

Universo da Literatura disse...

Eu li o livro e assisti o filme, gostei mto do filme, como vc colocou não da pra abordar tdo no filme, já que literatura e cinema são gêneros diferentes, mas eu tbm acho q o diretor trabalhou bem no filme, tentando aproximá-lo da estória do livro.
Concordo com vc q deveriam ter dado um tempo maior nas cenas dos jogos, pois assim poderia-se ver e entender melhor, para quem não leu o livro, a dor e as dificuldades enfrentadas pela katnnis, e como os Jogos eram difíceis.
Toda hora eu tinha q ficar explicando uma coisa ou outra pro meu marido tbm no cinema HAHAH ele não leu o livro, então eu explicava o porquê que cada coisa kkkkk mas ele gostou bastante da série.
Flor, amei a postagem!!!!!
Bjs
Daiane
nouniversodaliteratura.blogspot.com.br
@uni_literatura

Fernanda Souza disse...

Pelo que você diz, é um filme para os fãs da trilogia literária, somente. Já que ele não mostra as informações de tempo e espaço de forma satisfatória (algo que uma amiga minha que viu o filme e depois leu o livro pra entender melhor já tinha me dito). Por isso mantive firme a minha posição de não ver o filme no cinema já que ainda não tenho os livros. maridão ficou frustrado, mas eu sei que eu vou me sentir melhor assim rs

Beijos
Leitora Incomum

Ka Alencar disse...

Fernando, fico feliz que você tenha gostado! Uma pena que não pôde ler tudo! rs
Daiane, eu tb tinha que ficar explicando um monte de coisas pro meu esposo.. rsrs
E Fernanda, é isso mesmo. eles falharam em fazer com o filme fosse compreendido por pessoas que não leram o livro.
E deixa o seu marido assistir uai.. rsrs vc ve depois =P rsrs

Lauri Brandão disse...

Esse filme ta começando a me deixar curiosa. Quero ler os livros primeiro rs.
Novo post no blog, passa lá?
manuscritodecabeceira.blogspot.com
Bjs.

Darklokura disse...

Poxa pensei que fosse só eu que havia notado essa mancadinha de explicar melhor em que "época" se passa a história.
Também senti falta da filha do prefeito, quando assisti o filme fiquei pensando "putz não acredito que tiraram isto".
Mas não posso dizer que não gostei da adaptação, apesar desses pontos e de mais uns poucos percebi que eles de fato tentaram se manter o mais fiel possível ao livro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...