15 de outubro de 2013 •

Indicação de Livro ~ Em Busca de um Final Feliz - @Novo_Conceito

Oie pessoal =)

Estou aqui para falar um pouco sobre o livro Em Busca de um Final Feliz, da autora Katherine Boo. Vamos lá?

Título: Em Buca de um Final Feliz
Título original: Behind the Beautiful Forevers
Autor: Katherine Boo
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Sinopse: Em Busca de um Final Feliz, de Katherine Boo, é um livro brilhantemente escrito. Através de uma forte narrativa, descobrimos como é o dia a dia dos moradores de Annawadi, uma favela à sombra do elegante Aeroporto Internacional de Mumbai, na Índia. A história de seus habitantes nos faz rir e chorar, porque “o que é celebrado neste livro não é o que poderíamos chamar toscamente de ‘o encanto da lama’, mas a riqueza das pessoas que — para o bem e para o mal — compõem um tronco social que está cada vez mais presente no nosso mundo moderno”. (Zeca Camargo, em prefácio a esta edição).
O leitor vai se apaixonar por Sunil Sharma, o menino catador de lixo que quer ficar rico, por Manju, a moça mais bonita da favela, que quer ser professora, e até pela tresloucada Fátima, a Perna Só, que só quer um pouco de atenção.


Em Busca de um Final Feliz é um livro não ficcional que retrata a vida de alguns moradores em Annawadi, na Índia.


Eu não sei exatamente o que falar sobre esse livro... É muito, tocante sabe? Magnífico e de leitura obrigatória, Em Busca de um final Feliz nos traz a realidade desses moradores de Annawadi, e apesar de ser uma realidade dura e forte, Katherine consegue nos prender ao livro com a sua narrativa.

Ela fala principalmente de Abdul, Asha e Manju. Abdul e sua família são catadores e revendedores de lixo e conseguem melhorar, ainda que pouco, a sua condição de vida. Só que isso desperta muito a inveja de seus vizinhos.



Asha é uma mulher ambiciosa que tenta de tudo para se aliar aos corruptos que fazem a política de Mumbai, tudo para livrar a sua família da miséria.



Manju, filha de Asha, é uma jovem simples e de bom coração, a única mulher de Annawadi a entrar na faculdade. Ela quer melhorar de vida, mas não é como sua mãe.



Confesso que algumas vezes eu esquecia que aquele relato não era ficcional, porque a gente pensa, como que pode ter tanta miséria em apenas um lugar. Tá, tudo bem, eu sei a gente vê na televisão reportagens e documentários sobre isso, mas... Não sei explicar, é como se o livro realmente nos colocasse ali, em Annawadi, junto com Abdul e sua família, junto com Asha e Manju.


Como ja mencionei anteriormente, Em Busca de um Final Feliz é de leitura obrigatória, e eu recomendo a todos.
Beijos

1 comentários:

Julia Lopes disse...

existe muita pobreza e miséria por ai =( é realmente triste. o livro parece ser bom, nmas naum sei se o leria

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...