30 de janeiro de 2014 •

Indicação de Livro ~ O Presente - @Novo_Conceito

Oie gente!!

Hoje estou aqui para falar do livro O Presente, da linda Cecelia Ahern *.*

Título: O Presente
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito                                
Páginas: 320
Sinopse: Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, tem sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte, e, quando está em casa, com a esposa e os filhos, sua mente está, invariavelmente, em outro lugar. Numa manhã de inverno, Lou encontra Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha. Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça de sapatos Loubotin com o rapaz de sapatos pretos... Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego. Mas logo o executivo arrepende-se de ajudar Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, Gabe lhe fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber... Quando começa a entender quem é realmente Gabe, e o que ele faz em sua vida, o executivo percebe que passará pela mais dura das provações. Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ela. No momento certo.



Que Cecelia é uma autora incrível, nós já sabíamos. O que eu não sabia era que ela poderia continuar nos surpreendendo livro após livro.

O presente conta a história de Lou, um homem horrível, que nunca tem tempo para sua família e sempre é mesquinho. Pensa apenas no trabalho, e em ter mais e mais poder dentro da empresa onde ele trabalha.

Quando ele conhece Gabe, um mendigo que costuma pedir esmolas na frente do prédio onde trabalha, Lou percebe que Gabe é bastante observador, e decide dar um emprego a ele, imaginando que as observações de Gabe o ajudarão a saber de tudo na empresa, mesmo quando ele não está presente.

Mas, como diz o ditado, o "tiro sai pela culatra", pois logo ele percebe que Gabe sabe mais do que deveria saber, e nunca tem medos de dizer as verdades que Lou deve ouvir.

O livro nos traz várias lições de moral, entre elas, que devemos aproveitar melhor o nosso tempo, pois não é possível saber os dias que temos ao lado daqueles que amamos.

As personagens são muito bem construídas. Ruth, a esposa de Lou, é uma melhor forte e adorável, e conseguimos sentir a dor dela durante o livro. Impossível não se identificar de com ela e torcer pela felicidade de Ruth.

Os filhos são completamente apaixonantes, a alma daquela família.

Lou, como disse anteriormente, é um homem muito mesquinho, mas de certo modo, torcemos por ele, pela mudança que Gabe provoca nele passo a passo.

E Gabe... Gabe é um completo mistério. 

Apesar da narrativa ser em terceira pessoa, (eu gosto mais de narrativas em primeira), conseguimos nos identificar bem com o livro, Cecelia nos transfere para dentro da história e vivemos juntos com aqueles personagens.

A escrita dela é simplesmente maravilhosa, sempre leve e fluida, consegue nos fisgar desde a primeira página.

Apesar de alguns pequenos detalhes, algumas coisas que eu acho que a autora poderia ter explorado mais, o livro é encantador, e vale muito a pena ser lido.

Recomendo a todos os amantes da literatura.

Espero que tenham gostado
Beijos

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...