14 de janeiro de 2013 •

Conhecendo ~ Mateus Lins - Série Autores Nacionais

Oie pessoas lindas!!

Que tal mais um post #AutorNacionalTudodeBom?


O convidado de hoje é Mateus Lins, autor de O Reino de Mira.





Biografia: Mateus Lins nasceu no dia 26 de abril de 1995 em Fortaleza – CE. Começou a se dedicar a literatura aos oito anos e aos treze terminou de escrever seu primeiro livro, mas só oficializou sua carreira de escritor, em perspectiva nacional, aos dezessete com seu romance de ficção maravilhosa O Reino de Mira. Integrante da Acade7 (Academia de letras dos estudantes do Colégio 7 de Setembro), ele se dedica ao caminho literário contando com publicações em variadas antologias. Atualmente é estudante, integrante do CNA (Clube dos Novos Autores), criador e administrador do blog Curioso Inovador.







Eu acho tão legal que os autores mais novos estejam ganhando espaço \o/

O Reino de Mira, livro do Mateus, está sendo super bem comentado, e eu espero logo logo poder fazer uma resenha do mesmo. Confere a obra:




Sinopse: Do que você seria capaz para proteger aqueles que ama?
O Reino de Mira traz à tona a história deMira, uma princesa cheia de responsabilidades que vive em um castelo cercado por um magnífico e pacífico reino. Entretanto os tempos trazem surpresas à garota e desafios vão se traçando para ela e seu melhor amigo, Pedro.
A chegada inesperada de uma nova personagem muda todo o rumo da história e obriga Mira e Pedro a embarcarem na maior aventura de suas vidas.
Juntos adentrarão em uma aventura mágica, onde o impossível se torna possível, onde mistérios vivem promissoramente e o destino é cada vez mais incerto.









Olha só o que o pessoal anda falando sobre o livro:

“Gostei tanto que o li de uma só vez.” – Edinilo Soárez, imortal da Academia Cearense de Letras.

“Mateus redigiu um romance que possui 220páginas como se fosse um veterano das letras. A forma como trata da princesaMira, a maneira como apresenta Elen e a descrição do castelo, tudo isso fazdele um autor sofisticado. Não há palavras demais. Nem de menos. As palavrasestão no lugar certo. A impressão que passa é que houve um copidesque do autore o resultado disso foi a transformação do livro quase em um filme no qual oleitor pode acompanhar a ação como se estivesse em um cinema perto de casa.” OEstado

“Já havia lido outros livros de autoresiniciantes e dentre eles, este foi um dos que mais me surpreendeu.” Blog Livrose Atitudes



#PrecisoLer

E que tal uma entrevista pra conhecer um pouco mais sobre o Mateus?



Entrevista



AQC: Quando começou a sua paixão pela escrita?
ML: Meus pais sempre estimularam meu gosto pela leitura. Aos oito anos, quando comecei a escrever minhas primeiras histórias, gostava de reescrever as narrativas que lia de forma diferente, ao meu olhar. E isso também valia para os filmes e desenhos que eu assistia. Com o passar do tempo, as histórias foram sendo aprimoradas e melhor elaboradas até que nasceram os primeiros contos de autoria própria e em seguida, o primeiro livro.

AQC: Se você não fosse escritor, o que seria?
ML: Bom, ainda estou em período de vestibulares. Pretendo trabalhar com outras coisas, além de ser escritor. Aspiro uma faculdade de Direito. Vejo na área, apesar de saturada, um ramo de trabalhos incríveis.

AQC: De onde vem suas principais inspirações para escrever?
ML: Acredito que a inspiração pode estar em todo lugar, como em um hábito rotineiro, uma música, uma leitura, um vídeo que você vê na internet, uma postagem em um blog, ou mesmo em um artigo de R.P.G. Normalmente, tenho bastantes ideias quando saio para algum lugar diferente do habitual ou me aprofundo na leitura de um livro empolgante.

AQC: Em seu livro, há personagens inspirados em pessoas que fazem parte da sua vida? Se sim, cite algum.
ML: Confesso que não me baseei em alguém especificamente para criar algum personagem.

AQC: Como tem sido a recepção do público com seu livro?
ML: Surpreendentemente positiva. Tenho recebido vários comentários falando bem sobre o livro, principalmente no que diz respeito a escrita e ao enredo. Há uma leitora que entrou em contato comigo, dizendo ter terminado o livro em apenas um dia! Tudo tem me deixado bastante contente. Ainda não cheguei a receber uma crítica negativa.Nas últimas semanas, autores (inclusive alguns renomados da Academia Cearense de Letras) e também fontes midiáticas (jornais impressos e blogs) conceberam ao “O Reino de Mira” boas críticas.

AQC: Está trabalhando em algum outro projeto atualmente?
ML: Sim, mas não estou totalmente focado nele. Na realidade estou um tanto afastado da escrita nos últimos meses, a preparação para vestibulares – principalmente os cursos difíceis – exigem bastante foco e dedicação de nossa parte, portanto não é algo que podemos deixar de lado. Mas ao final de tudo, pretendo voltar a minha rotina de escritas o mais breve possível, já trazendo um romance bem impactante na próxima publicação.

AQC: Quais são seus autores favoritos?
ML: Lígia Fagundes Telles, Tolkien, J.K.Rowling, C.S. Lewis, Clarice Lispector, Eduardo Spohr, Raphael Draccon, George R.R. Martin, Machado de Assis, Fabrício Carpinejar e Carlos Ruiz Zafon são alguns deles.

AQC: O que você diria para o pessoal que está começando agora?
ML: Que nunca desistam de seus sonhos, que mantenham o foco e não deixem as oportunidades escaparem entre os dedos quando estas aparecerem, mas que acima de tudo tenham sabedoria para analisa-las e não cometerem equívocos. E bom, quando estamos começando, é extremamente natural a empolgação em relação ao livro, a expectativa sobre ele, mas é sempre necessário manter os pés no chão, e não tentar abarcar tudo que vier pela frente, realize uma coisa de cada vez. Num mundo imediatista,aqueles que têm a paciência como virtude conseguem as melhores oportunidades.

 AQC: Agora um rápido quiz.

Um filme: O Senhor dos Anéis
Um livro: Dom Casmurro
Uma série: Guerra dos Tronos
Uma música: Tempo perdido – Legião Urbana
Uma frase: Grandes sonhos podem se tornar reais quando decidimos acreditar neles.

AQC: Algum recado para o pessoal?
ML: Agradeço a todos que leram a entrevista e espero que tenham gostado de ler tanto quanto eu gostei de responder as perguntas. É muito gratificante poder falar sobre minha obra para cada um de vocês. Agradeço a Karol pelo convite.
A todos vocês, os melhores ventos daqui para a frente!




E ai, gostaram? Eu certamente adorei!!
Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o Mateus e seu trabalho, dá uma conferida nos links:


Beijos o/

1 comentários:

Silvando Ferreira disse...

Parabens ganhadores no proximo eu participo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...