21 de novembro de 2013 •

Indicação de Livro ~ O Livro da Loucura e das Curas ~ @Novo_Conceito

Ola pessoal

Que tal conhecer um pouco sobre O Livro da Loucura e das Curas?


Titulo: O Livro da Loucura e das Curas
Autor: Regina O´Melveny
Editora: Novo Conceito 
Páginas: 352
Sinopse: Após o desaparecimento repentino de seu pai, Gabriella Mondini enfrenta uma crise: sem o seu aconselhamento, ela não pode mais praticar a medicina. Então, junto de seus dois fiéis servos, Olmina e Lorenzo, ela explora toda a Europa para descobrir para onde — e por que — ele se foi.
Seguindo pistas das ocasionais e enigmáticas cartas do pai, ela vasculha as capitais europeias expandindo os horizontes de seu mundo e acrescentando conhecimentos ao imenso livro das curas que está escrevendo. 
No entanto, ela não conhecerá apenas os limites físicos do continente, mas, também, os mistérios do amor, da perda e da mortalidade. Mistérios que estão no coração de cada alma viajante, especialmente na alma de seu pai.



O livro se passa em 1590, inicialmente em Veneza. Naquela época, as mulheres eram proibidas de exercer determinadas funções, e praticar medicina era uma delas. A única maneira de uma mulher poder ser médica era trabalhar sob a supervisão de um homem.

Gabriella era completamente apaixonada por sua profissão, medicina, e o seu pai era seu orientador e supervisor até que ele foi embora. Ele ainda lhe escrevia de vez em quando, mas a sua partida a impossibilitou de continuar praticando a medicina.

Decidida, Gabriella sai em busca de seu pai pela Europa, levando apenas dois servos, Olmina e Lorenzo, e as cartas de seu pai para lhe servir como pistas. E então começa a nossa aventura junto a Gabriella.

Ela é uma personagem muito forte, uma mulher à frente de sua época. Ela tinha tudo para desistir, sua mãe nunca a apoiou na decisão de ser médica, seu marido já havia falecido, a sociedade não lhe via com bons olhos e seu querido pai a havia deixado, mas ainda assim Gabriella segue em frente, nunca desistindo de seus objetivos.

Alguns podem pensar que o vazio é algo oco, mas mão, é um fardo invisível, penetrante, atmosférico e quase esquecido, até que alguém seja golpeado inesperadamente por sua força.

Olmina e Lorenzo são personagens muito cativantes, eles nos conquistam em sua lealdade a Gabriella, a apoiam e a amam.

Como o livro fala da busca de Gabriella pelo seu pai através da Europa, somos apresentados a muitos personagens ao longo do livro, pacientes que Gabriella ajuda, sempre tomando nota das doenças, sintomas, e cura em seu livro.

Apesar do livro ser narrado em primeira pessoa e isso, na minha opinião, geralmente torna a leitura mais rápida, O Livro da Loucura e das Curas tem uma leitura mais lenta, pois Gabriella sempre detalha bem as doenças com as quais ela se depara, seus sentimentos, medos, a sua busca.

Talvez alguns achem o livro meio chato por causa disso, mas acredito que é um livro que vale a pena ser lido.

A autora escreve graciosamente. É o primeiro livro dela que leio, e adorei a forma como ela apresenta os personagens, e como ela rege o livro e nos envolve lentamente mais e mais em sua estória.

Recomendo a todos os amantes de literatura.
Espero que tenham gostado.
Beijos

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...